PALAVRA DO PRESIDENTE
Paulo Ritz

1º de Maio – A luta é grande, mas a vitória é certa!

Comemoramos hoje mais um 1º de Maio – Dia do Trabalhador.

Data em que celebramos as conquistas da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e cada um dos direitos trabalhistas conquistados, com muita luta, ao longo da história.  

A origem desta data vem justamente das lutas sociais e sindicais ocorridas nos Estados Unidos e em outros países no final do século 19. No Brasil, esta data começou a ser comemorada em 1978, quando foi realizada a primeira manifestação pública em favor dos direitos dos trabalhadores em São Paulo. Os trabalhadores da época reivindicavam, além de melhores condições, o fim do trabalho infantil e a proibição do trabalho feminino à noite.  

O fato é que o Dia do Trabalhador se tornou símbolo da luta por direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho. É também um momento de reflexão sobre as conquistas já alcançadas ao longo da história, de celebração pela criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), pelo legado deixado por tantas pessoas que lutaram com unhas e dentes para que tivéssemos os direitos trabalhistas de hoje e também de reflexão sobre as demandas que ainda não foram atendidas, demandas, essas, que são o nosso foco atualmente.

De modo geral em nosso país, desde a Reforma Trabalhista, temos lutado contra a precarização do trabalho e ainda temos muito a avançar nesse sentido.

No nosso segmento especificamente, no qual acabamos de iniciar a Campanha Salarial 2024, a luta é para manter o que já conquistamos até aqui e pela valorização dos pisos salariais, assim como o governo federal tem feito com a valorização do salário mínimo. Nosso trabalhador precisa ter um maior poder de compra e isso passa necessariamente pela valorização salarial.

Em nosso país e em nossa Categoria de Refeições Coletivas já obtivemos muitos avanços, sempre com muita luta e dedicação. Aproveitamos a oportunidade da data de hoje para reafirmar o nosso compromisso de permanecer lutando com todas as nossas forças para continuarmos evoluindo neste sentido.

O Dia de hoje é em sua homenagem, Trabalhador em Refeições Coletivas e Refeições Escolares, o motivo de toda a nossa luta. É por esta Categoria que empenhamos todos os nossos esforços em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Temos muito orgulho em afirmar que representamos uma Categoria essencial para todas as outras categorias de trabalhadores do nosso país.

Que este 1º de Maio seja um dia de reflexão, homenagem e de ganharmos fôlego para o que vem pela frente. Vamos para cima. A luta é grande, mas a vitória é certa!  

Paulo Ritz - Presidente da FETERCESP

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.