NOTÍCIAS

13/01/2023

Ministério do Trabalho promete valorização do salário mínimo e das negociações coletivas voltar Ministério do Trabalho promete valorização do salário mínimo e das negociações coletivas

Assessoria de Imprensa da Fetercesp/ Foto: Ricardo Stuckert

No início deste ano tomou posse o novo Ministro do Trabalho no governo do presidente Lula.

Trata-se de Luiz Marinho, que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e, seguindo a mesma linha do Lula, garantiu que este será o “ministério do diálogo”.

Marinho também afirmou que até o mês de maio vai apresentar ao Congresso Nacional uma política de valorização permanente do salário mínimo, além de uma proposta para a regulação de aplicativos, trabalho classificado por ele como “semiescravo”. A respeito da Reforma Trabalhista, como já prevíamos, o Ministro descartou uma revogação completa, mas registrou que alguns pontos serão revistos. O projeto da Carteira Verde e Amarela, por exemplo, deverá ser retirado integralmente.

O governo federal atualizou o novo salário mínimo de 2023 para R$ 1.320. O valor representa um aumento real de 2,7% da proposta feita pelo governo Bolsonaro, que previa um mínimo de R$ 1.302, sem aumento real pelo quarto ano seguido.

Para começar com chave de ouro, o novo ministro também defendeu sindicatos fortes e com capacidade de se financiarem. "Quero declarar que iremos em pouco tempo, por meio do dialogo tripartite e do Congresso, construir legislação que modernize o sistema sindical", disse.

"Esse será um ministério comprometido com a valorização do diálogo social e da negociação coletiva", completou ele.

Novos tempos!

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.