NOTÍCIAS

07/06/2024

Junho Vermelho: sua doação de sangue pode salvar vidas

Assessoria Fetercesp

Realizada no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) têm como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. A doação de sangue, para além de ser um ato solidário, é também uma ação essencial que permite ajudar pessoas que necessitam e, assim, salvar vidas.

Qual a quantidade de vidas salvas por cada 1 doador? 

Apesar de algumas pessoas acreditarem que a doação de sangue é de um para um, ou seja, cada doador auxilia apenas um paciente, isso não é verdade. Segundo o Portal de Saúde e Vigilância do Governo Federal, a cada bolsa de sangue doada, quatro vidas podem ser salvas.

Requisitos para doar

• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar em boas condições de saúde.
• Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

 

É lei!

Você sabia que nossa CLT garante que a cada 12 meses de trabalho, o empregado pode deixar de comparecer ao serviço por 01 dia em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, sem sofrer desconto de salário?

Seja um doador e ajude a salvar vidas.

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.