NOTÍCIAS

22/06/2022

Ex-ministro de Bolsonaro é preso acusado de corrupção

Assessoria de Imprensa da FETERCESP

Um ex-ministro de Jair Bolsonaro foi preso na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, acusado de corrupção.

Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, foi preso preventivamente em Santos/SP na operação “Acesso Pago” da Polícia Federal, sob suspeita de crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

A operação também investiga um grupo de pastores. Um deles, Gilmar Santos, também foi preso. A operação “Acesso Pago” da PF investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O esquema é chamado de “gabinete paralelo” e envolve Milton Ribeiro e um grupo de pastores ligados a Gilmar Santos e Arilton Moura, que já frequentavam o Palácio do Planalto antes mesmo da chegada de Milton Ribeiro ao MEC.

Ribeiro já vinha sendo investigado há alguns meses, sob suspeita de favorecer pastores na liberação de verbas para prefeituras. Durante uma audiência em 31/03, Ribeiro afirmou em seu depoimento que recebia os pastores, entre eles Gilmar Santos, atendendo ao “pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro”.

Quando o escândalo estourou em março, Bolsonaro chegou a afirmar que colocava “a cara no fogo” pelo então ministro da Educação, que acabou deixando o cargo.

A prisão de Milton Ribeiro derruba totalmente o discurso que Bolsonaro vinha tentando emplacar, de que não havia corrupção em seu governo.

 

 

Foto: Isac Nóbrega/PR | Agência Brasil | PR | FNDE | Reprodução

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.