NOTÍCIAS

07/06/2021

Dia da Liberdade de Imprensa

Assessoria de Imprensa do Sintercamp

Comemoramos hoje, dia 07 de junho, o Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil.

E nunca foi tão necessário falar de liberdade de imprensa como nos dias de hoje.

Liberdade de imprensa é o direito dos profissionais de imprensa de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia.

Quando a liberdade de imprensa é ameaçada, há sinais claros e evidentes de atentado à democracia. A censura é típica de governos ditatoriais, que costumam limitar o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares.

A liberdade de imprensa, que já foi negada durante longos anos, passou a ser garantida pela Constituição de 1988, mas os jornalistas brasileiros continuam sofrendo censura de diversas formas, inclusive dezenas foram mortos no exercício da profissão. Recentemente tivemos um claro exemplo de censura.

Com o avanço da pandemia no país, o governo de Jair Bolsonaro passou a omitir os números da Covid no Brasil para camuflar o cenário atual e ludibriar a população. A imprensa, por sua vez, se mobilizou e criou um “consórcio de veículos de imprensa” para ter acesso aos dados reais e poder cumprir o seu papel, de manter a população informada com ética e responsabilidade.

O fato é que sem liberdade de imprensa não há democracia. Uma depende da outra e a população brasileira precisa das duas. Uma sociedade atenta e bem informada depende necessariamente de uma imprensa livre.

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.