NOTÍCIAS

30/08/2021

Desemprego só deve diminuir em 2023

Assessoria de Imprensa da FETERCESP e Folha S. Paulo

O nível de desemprego no Brasil só deverá diminuir em 2023. Essa é a projeção que alguns economistas apontaram em matéria publicada pela Folha de S. Paulo.

Segundo eles, só em 2023 o desemprego retomará ao nível pré-pandemia. De acordo com os dados publicados pelo jornal, no trimestre encerrado em maio, a taxa analisada pelo IBGE foi de 14,6%, o que representa 14,8 milhões de pessoas.

O ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, explica que a recuperação dos empregos depende diretamente do investimento que o País recebe.

Fatores externos também influenciam nas projeções econômicas. Além da pandemia da Covid-19, o processo eleitoral do ano que vem também pode evitar o crescimento dos investimentos no Brasil.

Os economistas discordam da visão do presidente da República, Jair Bolsonaro, que atribui o nível de desemprego no País ao isolamento social e às restrições de circulação da população. Segundo os especialistas, a retomada econômica se deu em outros países pela postura de liderança dos governantes, especialmente com a compra de vacinas e no combate à doença.

Mais informações no site da Folha de S. Paulo.

enviar comentário

Comentários

Nenhum comentário registrado.